top of page

Teia Artística

 

Com o objetivo é incentivar à leitura, à escrita e à produção textual e artística, a Teia

Artística é realizada durante uma semana. Propõe aos educandos uma vivência diferenciada,que

integra conteúdos de Gramática, Literatura, Língua Portuguesa e Arte, com ações específicas

para cada ano:

 

1º ano: Bate-papo e oficina de elaboração de cordel, seguido de produção.

2º ano: Projeção de poemas e teatro de fantoche/sombras.

3º ano: Roda de diálogos, bate-papo e apresentação cultural (Dança e música).

Recife Antigo

 

Rico em cultura popular, o Recife, reúne espaços que preservam e contam a história cultural. A  visita dos educandos ao Paço do Frevo, ao Centro de Artesanato Pernambucano e ao Centro Cultural, compôs a tarde de valorização da cultura local.

Polo industrial de SUAPE

 

Mostrando que o estado está em desenvolvimento e que necessita de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho, os educandos do 3º ano visitaram o Porto de Suape.  Foi possível perceber afinidades e  vislumbrar possibilidades de atuação no estado relacionadas a sua formação e escolha  acadêmica.

Vila de Nazaré - Cabo de Santo Agostinho

 

Confirmando a teoria que Vicente Pinzón chegou no Brasil em 1498, mais especificamente no Cabo de Santo Agostinho, os educandos visitaram a Vila de Nazaré, um paraíso preservado, retrato de um período de conquistas dos portugueses e holandeses.

 

Instituto Ricardo Brennad

 

Os educandos visitaram o Instituto Ricardo Brennand, localizado na Várzea, com um  rico acervo do período Holandês. Ricardo Brennand é um dos maiores colecionadores das obras de Frans Post, convidado para vir ao Brasil por Maurício de Nassau para registrar  a realidade da época. O passeio possibilitou também a observação de outras raridades do colecionador, como armaduras e o Museu dos Bonecos de Cera.

 

Matemática na Cozinha

 

Produção de três vídeos relacionando os elementos da cozinha com a Matemática – Geometria Espacial. A atividade foi realizada com as turmas do 2º ano A e B.

 

Cosmogonia

 

Desafiados à produzirem sobre a cosmogonia  - celta, chinesa, egípcia, fenícia, grega, hindu, nórdica, persa, suméria e teutônica - os educandos conheceram um pouco mais sobre as diversas teorias de origem da vida. O projeto integrou as disciplinas de Português, História e Filosofia.

Preocupação com o conhecimento

 

Durante as aulas de Filosofia, os estudantes debateram sobre percepção, memória, imaginação e consciência. Em seguida, produziram vídeos sintetizando os conteúdos estudados.

Cicito de Ouro

 

Na 2º edição do Cicito de Ouro, foram produzidos seis curtas, em inglês, relacionados ao tema “Jovens e os seus conflitos”. Os melhores vídeos foram premiados em uma sole-nidade semelhante a do Oscar. O tra-balho integrou as disciplinas Inglês, Sociologia, Filosofia, Artes e o MDE.

Recife e seus encantos

 

Os educandos do 2º ano visitaram a Primeira Sinagoga das Américas - Kahal Zur Israel, localizada no Recife Antigo. Essa é mais uma atividade realizada no Recife Antigo composto por vários centros culturais que preservam a cultura do nosso estado.

Frevo e o Recife

 

Frevando, os educandos aprenderam os principais passos e  conheceram um pouco mais sobre a história do Frevo – Patrimônio Cultural Imaterial. Com essa atividade, que  contemplou os educandos das onze turmas, encerramos o trabalho de fortalecimento cultural e da conservação do patrimônio.

Projetos 2014

Zootrópio e Robótica

 

Após a oficina de Zootrópio, os educandos se juntaram com os professores de Física e Matemática para criar e programar um "robozinho" para substituir o movimento manual e fazer com que o movimento fosse constante e uniforme. Utilizando peças do kit LEGO, tablet oferecidos pelo do Governo do Estado e os Zootrópios criados pelos próprios educandos em oficina realizada pelo estagiário Luiz Avanze, foi possível colocar em prática os conteúdos já estudados durante as aulas.

Newsletter - Time de pesquisa

 

Desenvolvida de forma integrada entre os MDEs Recife e Rio, a newsletter/blog, é publicada quinzenalmente com os seguintes objetivos:

  • registrar e criar uma memória do processo de pesquisa desenvolvido nos NAVEs;

  • informar a todos os públicos interessados sobre o que é o trabalho de pesquisa e o seu andamento;

  • mobilizar e estimular os participantes a produzirem e conhecerem os trabalhos dos diferentes grupos de pesquisa;

  • dar visibilidade e transparência ao processo e voz a quem pesquisa.

Já foram lançadass três newsletters:

  1. Funcionamento do Centro de Integração e Pesquisa (CIP) – Júlio Horta;

  2. Política de Incentivo à Pesquisa e Participação de Eventos – Fernanda Pedrosa;

Time Ensino Médio Integrado do NAVE/Recife – Professor Anderson Paulo.

Grêmio

 

Este ano o MDE participou mais de perto desse processo importantíssimo e democrático que foi a eleição do Grêmio Estudantil – Escolha do grupo representativo dos interesses dos educandos junto a gestão, se disponibilizando a ajudar a cada uma das chapas a pensar estratégias de divulgação de suas propostas e ideias. Por se tratar de uma ação protagonista, os componentes das chapas se mobilizaram por conta própria, e iniciaram os trabalhos procurando a ajuda do Departamento. Dentre as três chapas candidatas, a vencedora, MTE – Movimento Transparência Escolar, que tem como lema “toda ordem precisa de transparência”, foi a que mais procurou o MDE e ampliou a comunicação com os educandos eleitores, principalmente nas redes sociais.

NAVE Bairro

 

O projeto NAVE Bairros propõe que os monitores de mídia, em seu percurso de casa a escola, façam um levantamento de problemas, de infraestrutura por exemplo, e pesquisem em que esfera de responsabilidade pública - municipal, estadual, federal - ou privada se encontram os problemas detectados.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver e construir uma atuação cidadã de nossos educandos; conscientizá-los sobre noções de direito público e privado e de suas responsabilidades sobre os espaços público e privado (direitos e deveres dos cidadãos, preservação do meio ambiente, limpeza, saneamento, segurança, posturas municipais, estaduais e federais, trânsito, etc.

Exposição: É um mistério essa coisas de criação | Sarau literário

 

Em mais um tarde completa de atividades, realizamos as apresentações do 1º Sarau Literário que teve como foco as poesias do século XIX representantes dos movimentos Romantismo, Parnasianismo e Simbolismo.

Nessa mesma tarde aconteceu a exposição de fotografias do Recife Antigo, finalizando a série de passeios realizados ao longo do ano pelo centro histórico do Recife.

Intervenção Artística

 

Os estagiários de Artes Visuais Digitais - UFRPE, Giuliana Henrique, Michele Braga e Roan Saraiva, em parceria com o MDE, propuseram uma atividade interativa para os educandos sobre "Identidade" que foi realizada durante o intervalo das aulas.

Essa intervenção, feita em parceria com os professores das disciplinas de Filosofia e Sociologia, propõe aos educandos do 1º ano uma reflexão sobre a construção da própria identidade por meio de vivências. A pergunta “Quem sou eu?” foi a propulsora dos trabalhos. A ação veio somar e dar oportunidade aos educandos de se expressarem de forma simples, apresentando os elementos que eles observam como sendo fundamentais para a construção da identidade.

Intercâmbio ETEs Cícero Dias e Paulo Freire

 

As ETEs Cícero Dias/Recife e Paulo Freire/Carnaíba, se juntaram em Carnaíba para promover um momento de encontro denominado Intercâmbio. Foram 15 horas de integração, trocas de experiências, oficinas e diálogos entre os educandos das duas Escolas.

A programação contou com apresentações culturais,com a participação do CLAR (Grupo de artes da escola), roda de diálogo, oficinas de Prezi, zootrópio e programação em Unity. Para encerrar a tarde, foi realizada uma exposição sobre o Recife Antigo e uma apresentação do Sarau Literário.

Café da manhã

 

Os educandos promoveram um delicioso café da manhã para discutir sobre alimentação saudável. O momento é uma iniciativa da disciplina de Biologia, orientada pelo educador Pedro Souza e que contou, também, com a participação da comunidade escolar.

Intercambistas

Após divulgação do nome dos 36 intercambistas selecionados para viajarem com destino ao Canadá e Nova Zelândia, dois educandos, Hélio Oliveira e Thais Souza, procuraram o MDE, no mês de junho, para conversar sobre uma proposta idealizada por eles. No primeiro encontro, eles apresentaram as ideias da construção de um blog e um canal no Youtube, para que fossem publicado um relato das experiências vivenciadas ao longo do intercâmbio. O MDE os orientou na gestão dos conteúdos e na demanda de trabalho. Um grupo com seis intercambistas foi criado para que as atividades fossem divididas e realizadas.

Fora da caixa

 

A primeira edição do Fora da Caixa foi um sucesso! Um bate-papo sobre comportamento empreendedor e protagonista com Silvio Meira e Marcus Strider. O evento foi uma iniciativa de alguns educandos do 3º ano e o MDE colaborou com a mobilização, organização e cobertura do evento.

Miniempresa - Junior Achievement

 

A Boa Leitura, miniempresa pensada pelos educandos do 2º ano para participar do projeto da Junior Achievement, produziu um kit de leitura composto por capa protetora, marcador de página e apoiador de dedo. O grupo foi um dos destaques da edição de 2014 desse projeto.

Dia do professor

 

​​Os educandos, em parceria com o MDE, homenagearam os educadores com a criação de caricaturas, reunindo todas elas em um  divertido vídeo,

bottom of page